Segundo informou hoje (12) a imprensa japonesa, o tremor e o tsunami ocorridos no nordeste do Japão já deixaram, até o momento, mais de 1.600 mortos e desaparecidos no país.
O governo japonês confirmou hoje um vazamento de radiação em um centro nuclear de Fukushima. Vários moradores locais foram deslocados. Hoje à tarde, houve uma explosão na usina nuclear, que deixou 4 feridos. A análise preliminar indica que o acidente foi causado pela explosão de hidrogênio para refrigeração.
O fornecimento elétrico e de água nas regiões afetadas pelas calamidades ainda continua suspenso. O sistema local de transporte ferroviário permanece fechado.
As atividades de resgate estão em andamento. Até o momento, o governo japonês já enviou cerca de 20 mil pessoas para os trabalhos de resgate. O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, fez hoje uma inspeção de helicóptero às costas das cidades de Miyagi e Fukushima, e declarou que o número de pessoas enviadas às regiões atingidas pela calamidade aumentou para 50 mil.
A Guarda Costeira dos EUA confirmou ontem que o tsunami ocorrido no Japão atingiu a costa oeste norte-americana, causando danos em vários portos e embarcações. Além disso, as ondas do tsunami também já chegaram à Baixa Califórnia, no México.